quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SHAMPOOS CONDICIONANTES - QUAL A FUNÇÃO?

Estive ausente por uns dias, devido ao meu grande trabalho de final de ano e finalmente, minhas férias com a minha Familia.....Muito bom!!!


Mas vamos ao que interessa...


Neste final de ano, uma cliente me fez uma pergunta, com referencia ao uso dos shampoos que lavam e condicionam ao mesmo tempo, ou seja , shampoos dois em um. Todos já ouviram falar ou até já fizeram o uso.
Pois bem, neste caso, teremos que falar um pouco sobre o Ph ( Potêncial hidrogênoso ). A tabela de Ph, segue uma escala que vai de 0 a 14, na qual identificamos se um cosmético é ácido ou alcalino ( para ilustração, consulte a tabela de escala de Ph através do endereço eletrônico e verão que essa referência serve para outros produtos:  http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/ph.htm ).
Dizemos então, que um cosmético que se encontra com o Ph 7, é um produto com o Ph Neutro. Se estiver abaixo disso, será um produto ácido e se tiver acima disso, será alcalino.
Como a referência nossa são os cabelos, podemos dizer que se usarmos um shampoo com o Ph abaixo de 7 será um shampoo não adstringente e se estiver acima será adstringente. Notem que se estiverem com os seus valores próximos do Neutro, terão a sua ação amenizadas em suas funções.
Shampoos com Ph acima de 7: Servem para ações de limpeza dos fios pois tem ação adstringente e, se intensificado, tem o poder de abrir a escamas para facilitar a aderência de produtos para tratamentos  cosméticos ou químicos, como por exemplo, cabelos que tenham oleosidade excessiva ou para pré- tratamentos em salões (não recomendo tê-los em casa se no caso seus fios forem quimicamente tratatos ou se forem sensibilizados, pois isso os tornará ainda mais danificados)
Shampoos com Ph abaixo de 7: Servem para tratamento dos fios sensibilizados pelo tempo, coloração, alizamentos e procedimentos térmicos, nesse caso o efeito do Ph é de fechar as cutículas dos fios, para que tenhamos uma ação temporária mais agradável ao passar as mãos.
Falando agora sobre os condicionadores, todos tem o seu Ph ácido, então podemos dizer que eles têm o poder de emoliência, ou seja, de deixar os fios com um toque muito agradável.
Falando sobre os shampoos dois em um:
Se temos dois cosméticos juntos com ação ácida, digamos que irão ser muito emolientes , ou seja, deixará o fios extremamente macios, e que foram criados para cabelos extremamentes secos. Porém, o produto não terá uma ação correta de limpeza dos fios, predominando a ação condicionante. O uso constante de produtos como este pode causar um efeito acumulativo, dando a sensação de rigidez no fio (o famoso cabelo duro).


Como a visão de um profissional, acho que podemos fazer uso do shampoo e condicionador separadamente e da seguinte forma:
- Indentifique o tipo de cabelo: seco, sensibilizado, natural, misto ou oleoso. Se caso tenha dúvidas, procure um profissional de sua confiança.
- Usando o shampoo adequado, fará uma limpeza correta de seus fios, eliminado o efeito acumulativo de condicionadores e finalizadores. Não se esqueça de pausar por dois minutos a espuma, pois dará tempo de o cosmético efetuar a sua ação.
- Condicionar utilizando a quantidade necessária (excesso não dá mais ou menos condicionamento, só desperdício). Pausar por mais dois minutos.
- Se necessário, finalizar com um cosmético sem enxague, conforme a necessidade. Consulte um profissional.


Se um boa lavagem de cabelo está no ato de lavar, condicionar e finalizar (quando necessário), como podemos fazer uso freqüente de shampoos dois em um?. Com certeza, através de um bom profissional, teremos que vez em quando, fazer o uso de um shampo adstringente para remover o efeito condicionante acumulativo e repor imediatamente um novo efeito condicionante.
É muito prático o uso desse tipo de shampoo, mas temos que ter cuidado com a sua freqüência.
Até mais !!!

2 comentários:

  1. Ola! Gostei do seu Blog e tenho um Artigo para colaborar no seu Blog, faço divulgação na minha rede +2 milhões de acessos e te dou Link do meu blog. Não cobro! O que peço em troca peço é um link dentro do artigo para meu blog. Quer receber uma proposta para avaliação?
    prof.rosioliveira@gmail.com

    ResponderExcluir